Desbloquea 50% de desconto em temas WordPress Obtenha agora >

PHP vs Python

PHP vs Python

Bem-vindos a outro episódio de “linguagens de programação competem entre si”. Desta vez, estamos colocando duas das linguagens de back-end mais populares uma contra a outra: é hora de PHP vs Python.

No artigo a seguir, vamos nos aprofundar nas duas linguagens. Vamos apresentá-las individualmente, seus principais recursos, para que você pode usá-las e qual delas é mais fácil de aprender. Depois disso, vamos comparar PHP vs Python em termos de desempenho, uso em desenvolvimento web, popularidade e oportunidades de carreira.

Vamos!

(A propósito, temos uma comparação semelhante entre JavaScript e PHP , então não deixe de conferir também.)

PHP vs Python: Diferenças e Semelhanças

Antes de irmos comparar as duas linguagens de programação, vamos primeiro entender o que elas são. A primeira coisa que precisamos mencionar é que, em alguns aspectos, PHP e Python são bem similares (é por isso que as pessoas as comparam muito). Ambas as linguagens são:

  • Código aberto – PHP e Python são gratuitos para baixar e usar como você quiser. O código fonte deles é publicamente disponível e eles são suportados e constantemente melhorados por grandes comunidades de desenvolvedores.
  • Focado em back-end – Ambas as linguagens são feitas para desenvolvimento back-end, ou seja, rodar em um servidor web e criar a estrutura geral. Elas não são para controlar a interface do usuário ou front-end como JavaScript ou CSS.
  • Alto nível – Isso significa que eles são feitos para compreensão humana e não para processamento por máquina.
  • Interpretado – Opõe-se a compilado. Tanto PHP quanto Python são traduzidos em código legível por máquina enquanto são processados ​​– em vez de antes.
  • Orientada a objetos – Ambas as linguagens conhecem objetos e classes, pedaços de dados com atributos e comportamentos únicos. Seu foco também está na manipulação de elementos em vez da lógica por trás da manipulação.
  • Multiplataforma – Isso significa que eles funcionam em diferentes ambientes e plataformas, por exemplo, Windows, macOS e Linux.

Além disso, também existem algumas diferenças gritantes entre PHP e Python, então vamos nos aprofundar um pouco mais em cada uma delas.

O que é PHP?

PHP significa “Hypertext Preprocessor”. A sigla vem originalmente de “Personal Home Page Tools”. É assim que o desenvolvedor Rasmus Lerdorf chamou alguns scripts que ele usou em seu próprio site em 1994 e que formaram a base para o PHP.

A primeira versão oficial do PHP foi lançada em 1995. Após muitos anos de desenvolvimento, estamos atualmente no PHP 8.1 , lançado em novembro de 2020.

A linguagem de programação é conhecida por sua sintaxe acessível, ótimo suporte a banco de dados e universalidade. Ela roda em quase todos os sistemas operacionais (Windows, macOS, Linux e Unix), tipos de dispositivos (desktop, dispositivos móveis) e servidores (IIS, Apache, NGINX e mais).

Usuários bem conhecidos incluem Facebook, Slack e Tumblr. Além disso, o PHP alimenta uma série de sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMSs), incluindo o WordPress, que executa mais de 40% da Internet neste momento.

Aplicações do PHP

PHP é uma linguagem de script do lado do servidor. Ela pode gerar conteúdo de página dinâmico em HTML, adicionar, modificar e excluir dados, bem como abrir, escrever, ler, fechar e excluir arquivos em um servidor web. Além disso, ela tem recursos como avaliar dados de formulário, enviar e receber cookies, controlar o acesso do usuário, processar transações seguras e muito mais.

Por causa dessas capacidades, ele é mais comumente usado para construir páginas da web e aplicativos. Embora seja adequado para outros propósitos, é nisso que o PHP se destaca. É também por isso que ele frequentemente serve como a principal tecnologia de sistemas de gerenciamento de conteúdo. Além do WordPress, há Joomla e Drupal. Além disso, no setor de comércio eletrônico, você tem Magento, PrestaShop, OpenCart e muito mais.

O PHP também é capaz de coisas como design gráfico e processamento de imagens. Por exemplo, ele pode girar, redimensionar, cortar e manipular um grande número de formatos de imagem. Ele também é capaz de alimentar aplicativos de desktop, criar gráficos e muito mais. No entanto, seu domínio principal é alimentar presenças na web.

O que é Python?

Desenvolvido por Guido van Rossum, o Python foi lançado pela primeira vez em 1991. Ele tem sido atualizado diligentemente desde então, com a versão mais atual sendo o Python 3.10 , lançado em outubro de 2021.

Como você verá abaixo, Python é uma das linguagens de programação que mais cresce em termos de popularidade. Ela também pode ostentar alguns usuários famosos, incluindo Instagram, Spotify, Netflix e Pinterest.

No entanto, em contraste com o PHP, é mais uma linguagem de propósito geral e menos focada em desenvolvimento web. É adequada para projetos de pequena e grande escala, desenvolvimento de aplicativos e prototipagem rápida. Ela também tem muitos recursos que a tornam fácil de começar a trabalhar imediatamente.

Como veremos abaixo, uma das principais características do Python é sua facilidade de uso e facilidade para iniciantes. Ele também é altamente extensível e poderoso.

Aplicações para Python

Para que você pode usar Python?

Para começar, a linguagem é popular no desenvolvimento web. Ela alimenta frameworks e CMSs como Django, Bottle, Flask, Django CMS e Plone. Ela também vem com módulos e bibliotecas para tarefas padrão como gerenciamento de conteúdo e trabalho com um banco de dados. Além disso, ela suporta protocolos como HTTP, FTP, IMAP, POP e mais.

Além disso, Python é uma das linguagens mais populares em ciência e análise de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial. Ela também tem muitos módulos para essas aplicações, como SciPy, Seaborn, Pandas, IPython e TensorFlow.

Por fim, como é agnóstico em relação ao SO, você pode empregar a linguagem para criar interfaces gráficas de usuário e usá-la no desenvolvimento de software. Por exemplo, o aplicativo de desktop Spotify é baseado em Python. Há até jogos escritos com ele.

Resumindo, Python é flexível, poderoso e amplamente capaz.

Tudo claro até aqui? Então vamos começar a comparar PHP e Python para ver qual é a linguagem certa para você.

Python ou PHP é mais fácil?

A primeira coisa sobre a qual queremos falar é a facilidade de aprender qualquer uma das linguagens. Afinal, você pode estar aqui porque está se perguntando qual delas vale mais a pena aprender em 2022 – PHP ou Python.

Comparação de Sintaxe

Vamos começar com PHP. Ele possui uma sintaxe fácil e conceitos comuns de programação: funções, condições if, loops while e for. Seus nomes de variáveis ​​são sensíveis a maiúsculas e minúsculas e precedidos por $, instruções são concluídas por ponto e vírgula, ele usa chaves e o operador ->.

$comida = ["maçã", "banana", "pêra"];

foreach ($comida como $comida) {

eco $comida ."<br />";

}

O PHP também é fracamente tipado, então você não precisa definir o tipo de dado para variáveis. Você pode simplesmente dar a elas um valor e o PHP descobre o resto sozinho.

Além disso, a linguagem é bem fácil de instalar e rodar em diferentes sistemas operacionais. Além disso, há muita hospedagem barata onde você pode encontrá-la pré-instalada.

No entanto, se o PHP é amigável para iniciantes, o Python está em um nível totalmente diferente. Uma de suas principais características é a legibilidade – a formatação, a sintaxe simples e o uso de palavras em inglês adequadas são todos voltados para isso.

Além disso, não há chaves, a linguagem usa recuo em vez disso. Python também raramente usa ponto e vírgula e há menos casos especiais e exceções. Isso cria uma estrutura visual fácil de entender e torna o código Python mais curto.

comida = ["maçã", "banana", "pêra"]

para x em alimentos:

imprimir(x)

Como consequência, é mais fácil ler, aprender e depurar. Além disso, a sintaxe deixa mais espaço para erros porque quebra menos facilmente. Na verdade, cursos de programação online geralmente usam Python como exemplo para ensinar noções básicas de programação.

Embora a linguagem seja dinamicamente/fortemente tipada, o que significa que é mais restritiva sobre a mistura de tipos, ela ainda tenta não ser muito rígida. O que é verdade, porém, é que o Python é mais difícil de instalar tanto no Windows quanto no macOS. Atualizá-lo também é mais complicado.

Apesar disso, em termos de curva de aprendizado, o Python está à frente do PHP.

Documentação

Não importa se você é um desenvolvedor iniciante ou experiente, mais cedo ou mais tarde você precisará ler sobre algumas coisas. Por isso, sua linguagem de programação de escolha deve ser bem documentada.

A boa notícia é que ambos os nossos concorrentes se saem bem nessa área. Cada um tem sua própria base de conhecimento oficial e há inúmeros fóruns, artigos, tutoriais e cursos online disponíveis para ambos.

Apesar disso, a documentação do Python é um pouco melhor. Um dos principais motivos é que a documentação do PHP oferece a capacidade de deixar comentários, o que os desenvolvedores fazem para fornecer exemplos, esclarecer conceitos, etc.

No entanto, os comentários não são moderados ou atualizados, e é por isso que você pode encontrar informações que não estão mais atualizadas. Isso pode ser confuso, mesmo que a documentação seja completa e excelente, além disso.

Documentação PHP

A base de conhecimento Python não tem esse problema. Ela também é dividida por versão, oferece um índice, tutoriais, FAQs e mais. Então, é um pouco melhor no geral.

Documentação do Python

Comunidade e Suporte

Ter uma comunidade e arquitetura de suporte é tão importante quanto a documentação. Muitas vezes não é suficiente dar uma olhada em um manual técnico, você também precisa de seres humanos da vida real para responder às suas perguntas às vezes.

Aqui, também, ambas as nossas linguagens de programação estão em uma boa posição graças às suas décadas de desenvolvimento. Como mencionado acima, há muitos sites de terceiros que você pode acessar para encontrar ajuda e cada um deles tem um grande grupo de usuários que você pode contatar em fóruns.

Além disso, como são de código aberto, PHP e Python têm comunidades de desenvolvedores ativas por trás delas que se esforçam continuamente para torná-las melhores. Em suma, você raramente terá problemas sem ter a quem recorrer.

Então, o que é mais fácil, PHP ou Python?

Considerando tudo isso, Python é um pouco mais amigável para iniciantes. A legibilidade é uma de suas principais características e tem uma documentação um pouco melhor, então desenvolvedores novatos podem querer ir nessa direção.

PHP vs Python: Desempenho

Velocidade é um tópico crucial, especialmente no desenvolvimento web. Ela influencia a experiência do usuário, retornos e SEO – em resumo, o sucesso geral de um site ou aplicativo web.

Aqui, ambas as linguagens de programação estão um pouco em pé de igualdade. Enquanto Python costumava ser muito mais rápido no passado (porque PHP era muito lento), este não é mais o caso. O PHP 7 viu algumas grandes melhorias em termos de velocidade, tornando-o duas vezes mais rápido que versões anteriores e mais rápido que muitas outras linguagens de programação, incluindo Python. Por outro lado, o processo de compilação de código do Python também é muito rápido.

Como consequência, ao construir uma aplicação simples, não faz muita diferença se você está usando PHP ou Python. Somente ao lidar com sistemas grandes com grandes quantidades de tráfego que precisam carregar rapidamente é que o PHP tem uma vantagem sobre seu concorrente.

Resumindo, no papel o PHP é mais rápido que o Python, no entanto, seu projeto precisa atingir um certo tamanho para que isso faça uma grande diferença.

PHP vs Python: Qual você deve usar para desenvolvimento web?

Ambas as linguagens são ferramentas populares para criar sites e aplicativos web. No entanto, qual é mais adequada para desenvolvimento web, PHP ou Python?

Estruturas da Web e CMSs

Ambos os concorrentes oferecem opções para frameworks web. Frameworks são muito úteis durante o desenvolvimento por causa de suas bibliotecas e outros atalhos que tornam a criação de sites e aplicativos mais rápida e fácil.

Para frameworks PHP, você tem uma série de opções: Laravel, o Laminas Project (anteriormente chamado de Zend), CodeIgniter, Symfony, Yii e mais. Eles formam a base para muitos aplicativos e sites conhecidos. Além disso, o PHP alimenta uma série de CMSs populares. Se você conhece a linguagem, pode facilmente começar a construir sites, temas e plugins com eles e para eles.

Python também não fica para trás nessa área. Os desenvolvedores podem escolher entre Django, TurboGears, Dash, CubicWeb, Flask e Falcon – para citar apenas algumas opções. Django é uma escolha particularmente popular para desenvolvimento limpo e rápido. Ele é descrito como “um framework web para perfeccionistas com prazos” e é o framework Python preferido por muitos usuários.

No geral, os dois concorrentes empatam nessa área, embora Python esteja se tornando cada vez mais popular. Especialmente Django tem visto um grande pico de popularidade nos últimos anos.

Estatísticas de uso do PHP vs Python Django

Conectividade de banco de dados

Principalmente ao criar um blog ou uma loja online, a capacidade de conectar seu site ou aplicativo a um banco de dados é crucial – ela permite que você armazene e acesse grandes quantidades de informações.

O PHP é conhecido por ser ótimo nessa área. Ele roda na pilha LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP), então ele combina bem com o MySQL pronto para uso. No entanto, ele também funciona com vários outros sistemas de banco de dados (por exemplo, MariaDB, PostgreSQL, Oracle). Além disso, é fácil conectar o PHP a um banco de dados porque isso faz parte da funcionalidade principal do PHP. Isso torna a linguagem perfeita para aplicativos intensivos em banco de dados.

Por outro lado, Python não é tão bom aqui. Embora funcione com MySQL, é mais complicado configurá-lo. Você precisa de drivers extras para estabelecer a conexão e o processo exige mais esforço. Além disso, Python também não é tão compatível com outros sistemas de banco de dados.

Então, neste caso, o PHP claramente leva o prêmio.

Gestão de Biblioteca

Bibliotecas tornam o desenvolvimento mais rápido e fácil e, como consequência, mais barato. Portanto, o gerenciamento de bibliotecas é crucial ao escolher qual linguagem usar. Uma boa funcionalidade nessa área permite que você encontre, carregue, instale e também remova facilmente quaisquer extensões que você precise para seu propósito.

O PHP não é tão forte nesse aspecto. Em termos de ferramentas de gerenciamento de bibliotecas, há o Composer , uma adição relativamente recente. Mais especificamente, é um gerenciador de dependências que cuida da instalação e atualização de bibliotecas para você. Depois, há o Packagist – o repositório principal do Composer, que torna pacotes e bibliotecas publicamente disponíveis e instaláveis. Embora relativamente novo, o Packagist contabilizou centenas de milhões de downloads. Além disso, ele tem bibliotecas diretamente destinadas ao desenvolvimento web. No entanto, no geral, o gerenciamento de bibliotecas não é um ponto forte absoluto do PHP.

Python, em contraste, realmente brilha quando se trata de gerenciar bibliotecas. Seu sistema de gerenciamento de pacotes Pip é diretamente conectado ao Python Package Index (PyPI).

O diretório tem bibliotecas para muitos tópicos diferentes, incluindo depuração, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, processamento de imagem e muito mais. Elas também se integram perfeitamente e são fáceis de instalar e usar.

No entanto, como Python é mais uma linguagem de programação de propósito geral, há menos opções de bibliotecas especificamente para desenvolvimento web. No entanto, apesar dessa ressalva, Python vence nesse quesito porque seu gerenciamento de bibliotecas é muito melhor.

Flexibilidade e Escalabilidade

Adaptabilidade e capacidade de escalar são duas marcas importantes das linguagens de programação. Seu site ou aplicativo deve ser capaz de suportar uma crescente base de usuários e demanda, permitir que você aumente ou diminua a escala e estenda seu projeto com base na necessidade.

O PHP é muito escalável. A maior prova disso é a Wikipedia, que roda nele. Além disso, com empresas como o Facebook optando por usar a linguagem de programação, provavelmente não há nada com que você tenha que se preocupar.

O mesmo vale para Python, que também provou ser a tecnologia que impulsiona alguns dos sites e redes sociais mais populares. No entanto, ele também tem uma ligeira vantagem em termos de flexibilidade. Isso se deve principalmente ao número de frameworks e ao suporte de bibliotecas. Com Python, você pode usar componentes desacoplados que você pode substituir e desconectar conforme a necessidade surgir.

Em comparação, o PHP é um pouco menos flexível, e é por isso que temos que dar pontos ao Python.

Segurança

A segurança cibernética é uma preocupação essencial para qualquer projeto web. Qualquer coisa publicamente acessível na Internet enfrenta uma série de ameaças possíveis. Por esse motivo, você precisa ter certeza de que a tecnologia que você usa é segura e protegida.

Geralmente, como linguagens de back-end, tanto PHP quanto Python oferecem um bom nível de segurança. Todo o código é executado no servidor, então é mais difícil injetar código malicioso em contraste com, digamos, JavaScript.

O PHP também tem muitos recursos relacionados à segurança. Ele pode fazer manipulação de cookies e sessões, autenticar nomes de usuários e senhas, fazer autenticação de dois fatores e tem recursos integrados para sanitização de dados.

Python também coloca muita ênfase na segurança de dados. Django, seu framework web mais popular, tem recursos de segurança incorporados. Python também é a linguagem de escolha para muitos sites governamentais e bancários (incluindo, supostamente, a CIA).

Então, é um empate?

Bem, um estudo que analisou vulnerabilidades em linguagens de programação ao longo do tempo coloca o Python claramente à frente do PHP.

PHP vs Python – vulnerabilidades ao longo do tempo

Por outro lado, nenhuma linguagem de programação é necessariamente inerentemente mais ou menos segura. Depende muito da habilidade e conhecimento dos desenvolvedores para criar um aplicativo ou site seguro. Quando isso é dado, qual linguagem você está usando é uma preocupação menos central.

No entanto, a percepção geral é que o Python é o mais seguro, então estamos dando a eles.

Então, qual você deve escolher para desenvolvimento web?

Ambas as linguagens de programação são adequadas para criar sites e aplicativos. Qual é a certa para você depende um pouco do que você está tentando fazer.

Vamos recapitular rapidamente os resultados acima. Os dois concorrentes são bem equilibrados em termos de CMSs e frameworks, mesmo que o PHP esteja um pouco mais estabelecido. O PHP também vence em jogar bem com bancos de dados, enquanto o Python está à frente em gerenciamento e suporte de bibliotecas. Ambas as linguagens escalam igualmente bem, embora o Python seja um pouco mais flexível. Finalmente, pelo menos no papel, o Python parece mais seguro.

Então, qual você deve escolher para seus projetos de desenvolvimento web?

Desenvolver para a web é a habilidade principal do PHP. É ótimo para produzir conteúdo dinâmico e trabalhar com um banco de dados, como na forma de um CMS ou site de e-commerce. Também é adequado para aplicativos menos complexos, de pequeno a médio porte.

Python, por outro lado, é mais adequado para projetos maiores e mais complexos, especialmente quando eles têm a ver com aprendizado de máquina, IA, ciência de dados ou similar. Esse é simplesmente um dos pontos fortes da linguagem de programação.

Então, no final, depende, como geralmente acontece. Ambas as linguagens de programação oferecem vantagens e desvantagens que as tornam mais ou menos adequadas para diferentes tipos de projetos web. No entanto, é bom estar ciente dos pontos fortes e fracos de cada uma para que você possa escolher a mais adequada para suas necessidades específicas.

PHP vs Python: Oportunidades de carreira e expectativas salariais

A última coisa com a qual queremos lidar ao comparar PHP vs Python é qual deles faz mais sentido aprender do ponto de vista da carreira. Afinal, se você quer melhorar seu conjunto de habilidades como desenvolvedor e aprender uma nova linguagem de programação, é uma ótima ideia ir na direção onde o dinheiro está.

Popularidade da Linguagem

Vamos primeiro olhar para a popularidade. Aqui, quando você olha para o uso puro, o PHP está muito à frente. De acordo com a W3techs , é a linguagem do lado do servidor de 78,2% de todos os sites onde a tecnologia é conhecida, enquanto a participação do Python é de apenas 1,4%.

Estatísticas de uso de PHP vs Python

No entanto, isso não pinta um quadro completamente preciso. Ao olhar para a tendência ao longo do tempo, você pode ver que ela começou a perder popularidade .

Estatísticas de uso do PHP

Ao mesmo tempo, o Python teve um grande aumento no uso , pelo menos entre os sites mais populares.

Estatísticas de uso do Python

Você também pode ver isso no interesse de pesquisa ao longo do tempo , onde o Python ultrapassou o PHP desde 2016.

Interesse de pesquisa PHP vs Python

Além disso, na Pesquisa de Desenvolvedores do Stack Overflow de 2021, o Python é constantemente pontuado como uma das linguagens com as quais os desenvolvedores mais desejam trabalhar .

Pesquisa de desenvolvedores do Stack Overflow 2021 – Python, a linguagem mais procurada

Então, enquanto o PHP descansa confortavelmente sobre os louros, o Python está progredindo rapidamente.

Salários de Desenvolvedores

Um quadro semelhante surge quando olhamos para as oportunidades de pagamento. Se você comparar os salários médios para desenvolvedores PHP e Python no indeed.com, aqueles que se concentram em PHP ganham em média $92.237 . Seus equivalentes em Python, no entanto, podem esperar cerca de $17.000 a mais , com $109.283 sendo a média.

Salário médio do desenvolvedor Python de acordo com Indeed.com

A diferença é ainda mais pronunciada no Glassdoor. Aqui, o salário médio de um desenvolvedor PHP é de US$ 79.499/ano, enquanto os programadores Python comandam US$ 96.890.

Salário médio do desenvolvedor PHP de acordo com o glassdoor

A diferença no salário também se reflete na demanda. Quando você pesquisa por vagas de emprego nos EUA contendo a palavra “PHP” no LinkedIn, você encontrará um pouco mais de 60.000. Em contraste, existem mais de 700.000 vagas para a palavra-chave “Python”.

Oportunidades de emprego em PHP vs Python

Então, se você é um desenvolvedor e quer mudar de emprego ou ganhar mais, aprender Python é definitivamente algo que você deve considerar.

Você deve aprender Python ou PHP em 2022?

Se você observar o exposto acima, verá que o Python está à frente em diversas áreas: facilidade de aprendizado, suporte de biblioteca, flexibilidade, popularidade e, sem mencionar, oportunidades de carreira.

Então, isso significa que você deve sempre escolher ele em vez do PHP?

Não é bem assim, principalmente porque o PHP é mais rápido, mais estabelecido, tem grande suporte da comunidade e faz parte de alguns dos softwares mais populares do mundo.

No final, ambos os concorrentes oferecem prós e contras. O PHP tem sido a escolha para desenvolvimento web por um longo tempo, e por um bom motivo. É algo que ele faz bem e onde oferece muitos recursos úteis. No entanto, o Python está progredindo e oferece suas próprias vantagens, aqui e em outras áreas.

No final, tudo se resume aos seus desejos, necessidades e nível de habilidade. Qualquer uma das linguagens servirá bem para criar sites básicos ou aplicativos da web. Para necessidades mais complexas, especialmente quando envolve aprendizado de máquina ou inteligência artificial, Python é a melhor escolha. No entanto, se você precisa de algo com uso intensivo de banco de dados, como uma loja online, PHP geralmente é o caminho a seguir. Então, faça sua escolha de acordo com isso.

A única coisa que podemos dizer com certeza é que, como iniciante, você pode ser bem aconselhado a começar com Python. A linguagem é mais amigável para novatos e também oferece melhores oportunidades de emprego no futuro.

O que você pensa sobre PHP vs Python? Algo a acrescentar ao acima? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Comentários (0)
Faça login ou crie uma conta para deixar comentários

Usamos cookies para personalizar sua experiência. Ao continuar a visitar este site você concorda com o uso de cookies

Mais